Thiago Mendes - Psicólogo Clínico

O que é Psique ou Psiquê?

O que é Psique ou Psiquê?

É de onde vem o termo psiquismo e normalmente associam á mente, sendo que não são sinônimos.

Psiquê é um termo hebraico para Alma. Na mitologia grega, Psykhé ou Psiquê é retratada como uma donzela com asas que possui uma história repleta de paixões e desgraças, em uma alegoria que já buscava descrever a alma humana: Eros, filho de Afrodite, a deusa da beleza, se apaixonou por Psiquê, que para ele era tão bela quanto a mãe. Psiquê e Eros são obrigados a passar por várias dificuldades devido a inveja e desejo de vingança de Afrodite, mas diferente de outras tragédias gregas, essa tem um final feliz, com Eros (Amor) e Psiquê (Alma) terminando juntos.

Com o passar dos anos, psicólogos e filósofos modificaram essa noção. Psiquê já foi relacionada com a psicologia feminina e com a parte feminina que todos os homens possuem, incluindo as tarefas que a tornaram mais forte no mito.

O psicólogo Winnicott a descreveu como responsável pelo que sentimos sobre cada evento que acontece conosco. O que imaginamos quando somos amamentados, quando somos elogiados, quando somos criticados, uma espécie de carga emocional que cada momento possui. O corpo acaba tendo papel importante na nossa Psiquê, visto que dele obtemos várias sensações como frio, calor, dor, carinho, etc. Quanto mais nosso corpo está unido com a nossa Psiquê, melhor podermos compreender os acontecimentos, sentindo-os verdadeiramente. Ele chama isso de psique-soma que é a integração do corpo com a Psiquê, sendo a mente secundária á essa integração. Para esse psicólogo, seria uma mãe que fornece ao seu filho o que ele precisa nos primeiros meses de vida, a responsável por esse processo de união.

 

Thiago Mendes – Psicólogo Clínico

Psicólogo Clínico

Sobre

FAQs

Contato

Menu

Serviços

Blog

Atendimento

Psicoterapia Psicanalítica Individual

Laudo para Vasectomia e Laqueadura

Laudo para Cirurgia Bariátrica

Atendimento por Video Chamada